Salvo algumas exceções, o início da amamentação não é uma tarefa fácil.

Quando a minha filha nasceu eu demorei uma semana para ter leite, mesmo tendo tido parto normal.

Vou postar agora o que me ajudou a ter leite e a aumentar a minha produção com o tempo.


  • O bebê tem que estar fazendo a pega correta no seio, ou seja, ele tem que abocanhar a maior parte da aréola possível, não só o bico do peito. Seus lábios tem que estar virados, fazendo boca de peixinho sabe?? 



  • O bebê que sugar, sugar e sugar. Só a sucção (com a pega correta) é que promoverá a descida do leite.
  • A mãe e o bebê devem estar numa posição confortável, num ambiente que lhes passe segurança. 
  • A mãe tem que estar bem emocionalmente, não pode estar estressada nem triste. 
  • A mãe deve estar bem alimentada, não pode estar com fome. 
  • A mãe deve beber muitaaa água. Uns 3 ou 4 litros por dia. Eu bebia um copo grande antes de amamentar e levava outro comigo, para tomar nas pequenas pausas e quando desse vontade.
  • Comer derivados do milho me ajudou muito! Eu, todos os dias, comia polenta no almoço, canjica no lanche e pamonha a noite, dentre outros alimentos.  
  • Eu tomava muito suco, principalmente de maracujá para manter a calma mesmo dormindo tão pouco. 
  • Quando o bebê dormir é bom que a mãe durma também ou, no mínimo, descanse. 
  • Eu deixava a bebê mamar em livre demanda. Passava quase o dia todo com ela no peito! Rs
  • Ter alguém para ajudar é primordial. Pode ser o pai da criança, a mãe da lactante, a sogra, irmã. Alguém de confiança, que te compreenda e que acredite e apoie a amamentação. 

Eu usei alguns medicamentos para aumentar a produção no início,  mas com prescrição médica. Mesmo assim eram medicamentos que me deixavam um pouco estressada, mexiam com o sistema nervoso e parei de tomar. Usei ocitocina sintética para inalar, mas isso só ajuda na descida do leite para o bico e não a produzir mais leite. 

Meus bicos racharam, usei um gel em disco chamado "mamare", me ajudou muito. Você pode colocar os discos na geladeira. Eles aliviam a dor nos seios quando estão gelados. Mas foi só a bebê aprender a fazer a pega correta que os bicos melhoraram.



Passar o próprio leite no bico ao término de cada mamada também ajudava. 

Existe uma pomada muito recomendada por aí, mas não usei porque não tinha na cidade. Ela se chama Lansinoh. 



Tomar sol nos seios também dizem que ajuda a cicatrizar, mas também não fiz.

Amamentar é muito bom! 

Boa sorte! ♡

2 Comentários

  1. Muito boas as dicas! Ainda mais que vieram pós-testes em casa, né?! rsrsrs
    Eu tomei muito sol nas mamas, desde grávida até no puerpério. A pomada lasinoh eu usei no primeiro filho (meu irmão me mandou da Europa), mas o que eu vejo que foi decisivo pra eu não ter problemas com a amamentação foi a 'pega' correta! Amamentar é natural, mas precisa ser ensinado pois passamos a vida 'protegendo' as mamas do sol e do atrito, então, ela de repente cai na boquinha de um recém nascido onde mamá é a própria vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande verdade Cariny!! Precisa ser ensinado mesmo, senão a gente sofre pra aprender!! Obrigada por visitar minha página!!! =***

      Excluir