Sempre me preocupei ao tomar remédios estando amamentado, então resolvi pesquisar sobre o assunto e encontrei os seguintes dados no site da SOPERJ (Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro):


"A manutenção do aleitamento materno por 2 anos ou mais é recomendação da Organização Mundial de Saúde e todos devem estimular esta iniciativa. 

Infelizmente ainda observamos a interrupção da amamentação, muitas vezes, precoce e definitivamente, pelo desconhecimento do médico, em relação ao uso materno de medicamentos durante o aleitamento materno. 

As drogas após atravessarem o capilar endotelial, passam do interstício para as células alveolares, através da membrana basal, que interferem, através de suas proteínas e lípides, na velocidade da passagem e na concentração das drogas no leite. 

As substancias uma vez transferidas para as glândulas mamárias serão excretadas para o leite. 

Porém, estima-se que somente 2% das drogas administradas a nutriz, estejam presentes no leite materno.

Conhecemos os benefícios da amamentação, e sabemos como é importante não a interrompermos, a não ser que haja evidencia substancial de que a droga usada pela nutriz seja prejudicial para a criança, ou quando não existirem informações a respeito e, a droga não puder ser substituída por outra segura.


Classificação dos medicamentos

• Uso compatível com amamentação: Fazem parte deste grupo medicamentos cujo uso é potencialmente seguro durante a lactação.

• Uso criterioso durante a amamentação: Neste grupo de medicamentos, devemos levar em consideração a relação custo/benefício. Exigem monitorização clínica e/ou laboratorial da criança. É recomendável usar estes medicamentos durante o menor tempo e na menor dose possível.

• Uso contra-indicado durante a amamentação: Estas drogas exigem a interrupção da lactação, pois existem evidências de efeitos colaterais importantes na criança."

Clique nos links abaixo para ver as tabelas "DROGAS COMPATÍVEIS COM A AMAMENTAÇÃO":




E óbvio, consulte seu médico SEMPRE, antes de tomar qualquer medicação!!!


Deixe um comentário