Nada pior do que ver nossos pequenos sofrendo com os sintomas dos resfriados, não é?

Aqui em casa, além de levar minhas filhas ao médico, eu sempre aplico algumas medidas simples que me ajudam muito a cuidar delas:



1) Lavar as mãos

Essa medida simples pode prevenir que as crianças peguem gripes e viroses.

Porém, caso elas já estejam resfriadas, lavar as mãos pode evitar o contágio para as demais pessoas da casa, como irmãos, pais e avós, por exemplo. 

Quando minha filha mais velha chega da escola, vai direto para o banho. Se está com muita fome e quer comer primeiro, ao menos lava as mãos, antebraços e rosto para almoçar e depois tomar um banho caprichado. Faço o mesmo quando elas chegam de um passeio, do parquinho ou brincam em festas com muitas crianças.

2) Aplicar soro fisiológico nas narinas

Principalmente depois dos banhos e quando vejo que elas estão coçando o nariz, ou estão espirrando, lavo o nariz delas com soro fisiológico infantil (indicado pelo pediatra). Uso o Salsep 360º mas existem várias marcas (consulte o pediatra do seu filho).

Esse post do blog Look Bebê explica bem sobre a importância da higiene nasal na prevenção de doenças respiratórias.

3) Limpar o nariz
Se há secreção ou sujeira no nariz, aplico o soro fisiológico e em seguida uso um cotonete para limpar DELICADAMENTE por fora da narina (com cuidado, sem empurrar a sujeira para dentro, sabe?).

Se há muita secreção, uso um aspirador nasal chamado NOSEFRIDA, que é importado dos EUA. Mas existe um aspirador de marca brasileira chamado Aspira Baby que é muito bom também.

4) Pomada de eucalipto
Aplico pomada de eucalipto nas costas, peito, nuca e pé das meninas e coloco uma meia quentinha nelas. Massageio bem as costas e o peito.

Gosto da pomada BabyRub, mas ela só é vendida nos EUA. Pode ser aplicada a partir dos 3 meses do bebê. Ela não é indicada em casos de asma. 

ATENÇÃO: A famosa Vicks Vapurub só é indicada para crianças maiores de 2 anos. Não use antes dessa idade.

Também adoro as pomadas da marca brasileira Pura Chuva. Amo as pomadas de Eucalipto e a de Limão Tahiti com Copaíba. O melhor é que elas são 100% vegetais.


5) Banho morno com chá de eucalipto
Fecho bem o banheiro (evitando correntes de ar), encho a banheira com a água bem morna (quando a água começar a esfriar, tem que tirar a criança do banho) e diluo um pouco de chá das folhas do eucalipto na água, que promove bem estar.

Já usei um produto importado para diluir na água da banheira chamado Soothing Vapor Bath, da Johnson's Baby, mas não comprei mais. Ele deixa um bom cheiro na água, mas não achei tão eficaz. Achei um pouco artificial demais. Gostei mais do eucalipto natural. 

OBS: Esse banho não é indicado para crianças com asma.

6) Inalação apenas com soro fisiológico
A inalação sem remédios, somente com soro fisiológico, ajuda a hidratar as vias aéreas. Peça orientação médica.

7) Hidratação
Durante o resfriado, minhas filhas preferem tomar sucos, passam a comer menos. Ofereço muita água, sucos naturais, água de coco, e muito leite materno (que contém os anticorpos da mãe).

8) Brincar ao ar livre, tomar um pouco de sol
Se possível, é bom que a criança tome sol (início da manhã e final da tarde), já que ajuda a produzir a vitamina D no corpo, que é associada ao bom funcionamento dos sistemas imunológico e respiratório. 

Entenda melhor sobre a Vitamina D aqui

Evitar levar as crianças em ambientes fechados, como shoppings, por exemplo.

9) Alimentos com vitamina C
Comer laranja, tangerina, acerola, manga... Em geral, comer alimentos ricos em vitamina C, que ajudam muito na prevenção de resfriados. Mesmo quando elas já estão resfriadas, ofereço esses alimentos e elas adoram.

10) Cebola no quarto

Quando minhas filhas estão tossindo, tiro a casca de uma cebola, corto em 4 pedaços e coloco próximo da cama.

A cebola é conhecida por seu efeito expectorante e broncodilatador.
O quarto fica com cheiro de cebola, mas elas dormem beeeeem melhor e tossem bem menos durante a noite. 

Também elevo a cabeceira do colchão delas para que a cabeça fique um pouco mais elevada com relação ao corpo, para facilitar na respiração. 

No dia seguinte, a cebola deve ser jogada fora. Ela vai "sugar" as impurezas do ar, então não pode mais ser reutilizada. 

Essas são as dicas que uso para minimizar o desconforto do resfriado, e que me ajudam muito lá em casa.

Espero que funcionem para você também!!

Deixe um comentário